terça-feira, 25 de outubro de 2011

Alice no País das Maravilhas – Sobre a Obra e o Autor

A Obra


     Uma menina dispersa, ao seguir um coelho branco e falante, cai num buraco e se enfia num mundo embaixo da terra. Assim começa a aventura de Alice no País das Maravilhas (Alice's Adventures in Wonderland).
Publicada em 04 de Julho de 1865 por Charles Lutwidge Dodgson, sob o pseudônimo de Lewis Carroll o livro tornou – se rapidamente um Best seller, tendo sido lido por ilustres como Oscar Wild e Rainha Vitória.
Alice Liddel - Inspirou o livro 


     A história surgiu durante um passeio de barco no rio Tâmissa, que ocorreu no ano de 1862, em que estavam presentes Lewis (Charles), Robinson Duckworth e as irmãs Lorina, Edith e Alice Liddell, filhas de Henry Jorge George Liddell, vice – chanceler da universidade de OXFORD e da Igreja de Cristo. Para entreter as três meninas, Lewis e Robinson contaram uma história de improviso usando a pequena Alice como protagonista e foram se inspirando em pessoas e lugares de Oxford e da Igreja de Cristo para criar os outros personagens e cenários da aventura.

Alice Leiloou o manuscrito por 15.400 libras,
 um preço bastante alto para a época

     A menina gostou tanto da história que pediu à Lewis que a escrevesse para ela. E ele assim o fez, lhe entregando em 26 de Novembro de 1864 o manuscrito de Alice Debaixo da Terra (título original Alice’s Adventures Under Ground).
     
Mais tarde, incentivado por amigos e por seu mentor George MacDonald (também escritor de livros infantis) decidiu publicar o livro e mudou a versão original de 18 mil palavras para 35 mil incluindo dois novos personagens, O Gato de Cheshire e O Chapeleiro Maluco. E o titulo para o que conhecemos hoje.
     E três anos após o passeio de barco, a história de Alice foi publicada da forma que é conhecida até os dias de hoje, se tornando um dos livro infantis mais conhecidos no mundo e com centenas de adaptações para teatro, cinema e televisão.


A primeira edição de "Alice" teve uma tiragem de 2 mil exemplares, mas foi recolhida das livrarias, pois John Tennil, o ilustrador, detestou a qualidade da impressão. 





       

Chapeleiro Louco e o Gato de Cheshire foram incluidos na história para a publicação do livro.





O Autor

     Charles Lutwidge Dodgson nasceu em 27 de Janeiro de 1832 em Daresbury na Inglaterra. Filho de Frances Jane e o reverendo Charles Dodgson e o terceiro de onze irmãos.
     O pai queria que Charles seguisse a vida religiosa, mas viu seu sonho frustrado quando este tornou – se aluno da Igreja de Cristo em Oxford, onde se tornou matemático com méritos.
     Charles tinha oito irmãos e irmãs mais novos o que lhe rendeu uma grande facilidade de se comunicar com crianças. E sua gagueira o ajudava a se comunicar também com crianças com deficiência.
    Além de matemático e escritor, Charles também era fotografo amador e tinha como preferência fotografar crianças do sexo feminino, seminuas, o que gerou muita polemica, além das cartas que trocava com as meninas fotografadas, entre elas Alice Liddell.
     Charles faleceu em Guildford, cidade do condado de Surrey na Inglaterra , solteiro e sem filhos, em 14 de Janeiro de 1898.


Lewis Carroll



Fontes: Wikipédia

Como tudo funciona

Don't Panic

A Gente Tenta